O PRIMEIRO DIA DO NOVO MÊS DE KISLEV

O primeiro dia do novo mês de KISLEV é um DIA muito especial ! No ano 1978 DURANTE o ultimo dia do feriado de Sucot,  em Shemini Atzeres, o Rebe ficou muito fraco por causa de uma doença no coração. Mesmo assim, o Rebe fez tudo em Yom Tov como sempre fazia. (Os médicos mais tarde disseram que não podiam acreditar como o Rebe continuava fazendo tudo mesmo com tanta dor!) Por algumas semanas, o Rebe teve que descansar em seu quarto e os chassidim estavam muito preocupados que o Rebe estivesse saudável.

Em Rosh Chodesh Kislev , o Rebe saiu de seu quarto onde estava descansando e foi para casa. Os chassidim ficaram tão entusiasmados em ver o Rebe que transformaram o dia em um Yom Tov ! É um dia em que os Chassidim fazem uma alegre runião chessidica, um farbrenguen, para mostrar nossos agradecimentos a Hashem por dar ao Rebe saúde para estar sempre conosco, e pensar em como podemos fortalecer nosso contato, nosso link com o Rebe hoje.

Uma das coisas que os médicos às vezes fazem é fazer um exame de sangue. Eles podem usar um pouco de sangue para verificar o que está acontecendo dentro da pessoa. Eles obtêm o sangue colocando uma agulha fina dentro da pessoa e retirando um pouco de sangue com um tubo vazio.

O Rebe queria dar uma lição em Avodas Hashem , então ele perguntou a um de seus médicos sobre isso. “O que faz o sangue sair: a picada da agulha ou o tubo vazio?”

O médico respondeu que a picada da agulha dá lugar para o sangue sair, mas o tubo vazio é o que puxa o sangue.

O Rebe disse, às vezes um Yid se sente como se estivesse vazio por dentro e não faz o que precisa fazer como Yid. É importante saber que esta é uma oportunidade especial! Quando alguém está vazio, ele pode trazer muito mais kedusha e conteúdo para dentro de si!

O PRIMEIRO DIA DO NOVO MÊS DE KISLEV