Faça já sua reserva de Hala pelo Zap! Rerseve your Hala on WhatsApp!
Faça já sua reserva de Hala pelo Zap! Rerseve your Hala on WhatsApp!
Faça já sua reserva de Hala pelo Zap! Rerseve your Hala on WhatsApp!
Rabinado do Rio
הרב הראשי ואב''ד ריא דע זשאניר
8. Pedras Preciosas
B’SD
As Pedras Cadcod (pedras preciosas)
(Ialcut Shimoni sobre Ieshaiahú 54)
O Navi (profeta) Ieshaiahú escreveu que durante a época de Mashiach, as janelas em Jerusalém seriam feitas de pedras preciosas denominadas “pedras Cadcod”. Alguns sábios sentaram numa Ieshivá de Lod e pensaram nessas pedras Cadcod. Perguntavam um ao outro sobre o que poderiam ser essas pedras. Reb Iehoshuá ben Levi era um desses sábios, e ele pediu que Eliahú Hanavi lhe mostrasse a que esta pedra Cadcod se parecia. Eliahú Hanavi prometeu realizar um milagre para mostrar-lhe essas pedras preciosas.
Ao mesmo tempo um menino estava navegando em direção a Erets Israel. Quando o navio estava no meio do mar, irrompeu uma grande tempestade. No meio da tempestade Eliahú Hanavi se revelou ao menino e disse: “Eu lhe darei algumas pedras Cadcod e você vai levá-las à cidade de Lod e mostrá-las a Reb Iehoshuá ben Levi. Por essa boa ação que você vai fazer para mim, eu vou salvar você e todas as pessoas do afogamento.
O menino respondeu: “Reb Iehoshuá ben Levi é um grande rabi. Ele não vai acreditar que você me mandou para ele.”
Eliahú Hanavi lhe disse: “Reb Iehoshuá é um homem muito humilde. Ele vai acreditar em você e vai ouvir o que você tem a lhe dizer. Leva as pedras Cadcod mas não olhe para elas. Não as mostre a ninguém. Leve-as diretamente para Reb Iehoshuá. Quando você chegar à cidade de Lod, pede para que Reb Iehoshuá o leve para uma gruta escura perto da cidade de Lod. E só ao chegar ali você pode lhe mostrar as pedras.”
Eliahú Hanavi deu ao menino as pedras e ele as colocou no bolso sem sequer olhar para elas.
A tempestade parou e o barco chegou a Israel com segurança. O menino deixou o navio e foi para a cidade de Lod, para a Ieshivá de Reb Iehoshuá ben Levi. Quando ficou escuro, o menino pediu a Reb Iehoshuá para ir com ele para uma gruta. Ali chegando, o menino tirou as pedras do bolso para mostrá-las a Reb Iehoshuá e lhe contou, então, que fora Eliahú Hanavi que o mandara. Quando o menino abriu a mão, as pedras brilharam com tanta luz que toda a caverna ficou iluminada. A luz brilhava tanto que brilhou por todo o caminho até Lod.