Segunda-feira 26/09, a partir das 18h34, dia 1 de Tishrei 5783

7 de set. de 2021

OUVIR SHOFAR E TASHLIH. Acender as velas a partir de uma vela já existente e sem colar as velas com a cera derretida. Pratos especiais na refeição da segunda noite de Rosh Hashaná, Hala redonda com mel, cabeça de peixe, ROMÃ, cenouras com mel

Segunda noite de Rosh Hashana, Ascender as velas: 18h34 e pronunciar:

1 Baruch Ata Adon’ai Elo-henu Melech Haolam Asher Quideshanu Bemitsvotav Vetsivanu Lehadlic Ner Shel Iom Hazicaron
2 Baruch Ata Adon’ai Elo-henu Melech Haolam Shehecheianu Vequiyemanu Vehiguianu Lizman Hazé

Shofar

O Shofar é feito do chifre de um animal, qualquer um exceto de vaca ou touro, pois os chifres destes animais são chamados de Keren em Hebraico. Uma outra razão pela qual os chifres destes dois animais não convêm é que poderiam lembrar-nos do bezerro de ouro, que as crianças de Israel haviam fabricado no deserto durante o êxodo do Egito. Não seria apropriado lembrar-nos destes malfeitos no dia em que rezamos para agradar a D´us, implorando Sua bondosa proteção.

Ouvindo o som do Shofar no dia de Rosh Hashana, algumas pessoas pensam erradamente que o toque do Shofar basta para que tudo retome seu lugar. Crêem que podem continuar “dormindo” ou cuidar de seus negócios, sem ter de mudar em nada sua maneira de viver ou seus hábitos cotidianos. Iludem-se, convencidos de que o retumbar do Shofar na sinagoga haverá de lhes trazer um ano bom. Na verdade, o essencial será fornecer um esforço pessoal, sem esperar milagres apenas porque fizeram o sacrifício de se deslocar até a sinagoga para fazer o favor de ouvir o Shofar... Que se tenha em mente, que o som cru, qual grito alarmante oriundo do fundo do coração, além das palavras, além de toda melodia, como o derramamento da alma, que chora é não mais que uma advertência. O Shofar nos transmite o recado seguinte: “Acordem, vejam o que estão fazendo, dêem um sentido e autenticidade a sua vida como Judeus. Apressem-se antes que seja tarde demais.”

O que é o Rosh Hashaná?
Neste dia, D'us criou o Universo e fez uma análise e um julgamento para saber se valeria a pena continuar com a existência do mundo. Para isso, o Universo teria que aceitar D'us como Rei Supremo, com submissão íntegra. Então o Criador analisou o comportamento das pessoas nos últimos 12 meses, se elas foram submissas a Ele ou não. D'us analisa o Universo em geral e faz o balanço. Todas as criaturas, e os reinos mineral, vegetal, animal e humano são minuciosamente avaliados.
Quando ouvimos o toque do Shofar (chifre de carneiro ou de boi) junto com a reza, nos expressamos que D´us é o Rei Supremo e nos tornamos submissos ao Criador integralmente. Quando D'us vê essa atitude de conscientização e de retorno, Ele aceita continuar com a existência do Universo e dá benção aos seus submissos.