< Back

Datas importantes do mês de Elul

Elul

Primeiro dia, neste ano, para fazer Selichot (‘orações para perdão’). As primeiras Selichot são ditas Domingo pela manhã, após meia noite (1:00 a.m. quando há horário de verão). As seguintes Selichot são ditas antes do amanhecer ou cedo pela manhã).

29 de Elul

Aniversário de Rabi Menachem Mendel de Lubavitch (1789-1866), conhecido como o ‘Tsémach Tsédec’, o terceiro líder de Chabad- Lubavitch.

1-2 de Tishrei - Rosh Hashaná

Rosh Hashaná (‘Cabeça do ano’), o ano novo judeu, se celebra como uma festa de dois dias, Nestes dias, a Corte Celestial decide tudo que vai acontecer a todos os seres durante o ano vindouro.

O Shofar

Nos dois dias de Rosh Hashaná, 2 e 3 de outubro, ouvimos durante o dia o toque de pelo menos os trinta primeiros toques do shofar, o chifre do carneiro.

Tashlich

No primeiro dia de Rosh Hashaná, após a prece da tarde, nos dirigimos a um corpo de água ou a um açude que contenha peixes vivos e recitamos as orações de Tashlich nas quais ‘jogamos fora’ nossos pecados. Assim como os peixes dependem da água, assim dependemos da providência de D’us. Também, os olhos do peixe nunca se fecham, simbolizando a vigilância incessante de D’us sobre nós.

3 de Tishrei Jejum de Guedaliá

Este jejum comemora o trágico assassinato de um grande líder judeu durante o exílio da Babilônia.

UM ANO NOVO FELIZ, PRÓSPERO E COM SAÚDE

Datas importantes do mês de Elul