Faça já sua reserva de Hala pelo Zap! Rerseve your Hala on WhatsApp!
Faça já sua reserva de Hala pelo Zap! Rerseve your Hala on WhatsApp!
Faça já sua reserva de Hala pelo Zap! Rerseve your Hala on WhatsApp!
Rabinado do Rio
הרב הראשי ואב''ד ריא דע זשאניר
LA HALA DU RABINAT!
QUER REALMENTE SABER A RECEITA ANCESTRAL DA UNICA HALA KOSHER DO RIO QUE VENCEU 30 ANOS DE SABOTAGEM?
PREPARAÇÃO ESPIRITUAL
Os sábios judeus mostram que dar conduz ao amor. Assim, o que dá sabor ao prato não é apenas o alimento em si, mas a intenção com a qual é preparado. “O tempero de amor não se compra. É como uma mágica, e é esta a essência da comida judaica”, ensina Ida Blumenfeld.
Um grande sábio estava a caminho da cidade de Lublin e parou uma noite para descansar na casa de um amigo.
Como o amigo era muito pobre, a despensa encontrava-se vazia e sua mulher ficou apavorada por não ter o que servir ao sábio. Em busca de uma solução, juntou galhos secos, cozinhou água com farinha e serviu assim mesmo. Todos comeram daquela comida.
Ao retornar para casa, o grande sábio comentou com a esposa: “Comi um prato que tinha o sabor do jardim do Éden!” Espantada, a mulher resolveu viajar até a casa onde o marido se hospedara para aprender a deliciosa receita. Ali chegando, conheceu a esposa do amigo de seu marido, e ouviu interessada: “Não tinha nada para servir em casa, e, não querendo decepcionar tão ilustre visita, rezei para D´us: Se não tenho do que servir, tu, Mestre do Universo, que sabes que não economizaria quitutes para servir, e que possuis um jardim do Éden, Te rogo: Não acrescentarias um pouco de seu sabor ao prato que estou preparando?”
MÃO NA MASSA
Halá DO RABINATO
Para um sabor e uma consistência extraordinariamente macios e melhorar as suas refeições de Shabat e Iom Tov.
Ingrediente para a massa:
Cerca de 2,2 kg de farinha
30 g de fermento fresco
1 pacote de fermento seco
2 xícaras de água morna
1 ½ dedos de margarina
2 1/3 xícaras de água fervendo
2 colheres de sopa de sal
1 ½ xícaras de açúcar
5 ovos
Ingrediente para a cobertura:
1 ovo batido
Sementes de papoula
Modo de preparo:
Em uma tigela pequena, dissolva o fermento em 2 xícaras de água morna, até que faça bolhas. Numa tigela grande coloque primeiro a margarina e depois verta a água fervendo sobre ela, mexendo até que derreta. Acrescente o sal e o açúcar. Deixe esfriar por alguns minutos acrescente os ovos e bata. Adicione o fermento borbulhando e depois, aos poucos, a farinha. Amasse por 10 minutos. Se a massa estiver muito molhada, acrescente um pouco mais de farinha.
Quando estiver pronto para crescer, cubra a parte superior da massa com óleo, cubra e deixe crescer por 1 hora. Separe uma pequena porção da massa, conhecida como “chalá” da massa. Dê a forma e deixe crescer por mais uma hora. Pinte com o ovo batido. Espalhe as sementes de papoula.
Leve ao forno a 350o por 1 hora para chalá grande e ½ hora para as menores ou pãezinhos.